• Instagram
  • RSS

O que é Gordura Marrom?

set 25, 2014   //   by Dra. Letícia   //   Outras  //  No Comments

A ciência hoje já sabe que temos dois tipos de gordura no corpo: a gordura branca e a gordura marrom.

O tecido adiposo branco armazena gordura em uma única grande gota dentro das suas células e está distribuída por todo nosso organismo, nos servindo como um excelente isolante térmico, nos protegendo contra choques mecânicos, fornecendo e armazenando energia, e, por último mas de suma importância, produzindo hormônios chamados adipocinas.

O tecido adiposo marrom é termogênico (produz calor) e com isso ajuda na regulação da temperatura corporal. Ele armazena gordura, diferente da gordura branca, em várias gotas de vários tamanhos e apresenta-se em grandes quantidades em recém-nascidos e em mamíferos hibernantes. Sua cor marrom se deve à sua abundante vascularização e presença de ferro.

Imaginava-se que este tipo de gordura desaparecia do corpo com os anos, mas pesquisas médicas recentes demonstraram que os adultos mantém certa quantidade dela nos mesmos locais dos recém-nascidos (pescoço, abaixo da clavícula e na coluna dorsal). Foi observado em pesquisas clínicas que, ao ser ativada, esta gordura gera calor e queima calorias por aumentar nossa taxa metabólica em cerca de 20%. Para ativá-la, os pesquisadores submetem os indivíduos a baixas temperaturas, cerca de 18ºC, e conseguem quase dobrar o gasto energético em jovens adultos.

5let_gordura

As pesquisas agora se voltam a tentar descobrir o que mais além do frio poderia estimular este tipo de gordura: os exercícios parecem ter o mesmo poder de estímulo, um ácido presente na casca das maçãs e ambientes estimulantes ao indivíduo também parecem ter este poder.

Os pesquisadores devem avançar muito na procura por maneiras de ativar nossa gordura marrom, mas está claro que exercitar-se de forma adequada nos ajuda a estimulá-la e aumentar nosso gasto energético.

Fonte: Tratado de Fisiologia Médica – GUYTON

Leave a comment