• Instagram
  • RSS

Magnésio para quê?

out 3, 2014   //   by Dra. Letícia   //   Outras  //  No Comments

Considerado um dos minerais mais importantes para o organismo, o magnésio é essencial: sem este mineral não haveria vida, pois ele faz parte da respiração celular em humanos, animais e vegetais.

Em relação a nós humanos, ele integra uma série de processos biológicos: produção de energia para as células do corpo, metabolismo da glicose, síntese de ácidos nucleicos e proteínas, manutenção da atividade elétrica das células, contração muscular, condução nervosa e regulação do tônus dos vasos sanguíneos, dentre outras ações.

Ele age no corpo intimamente ligado ao cálcio e por vezes os dois são antagonistas.

A deficiência de magnésio pode causar perda de apetite, confusão mental, enjoo, vômitos, diarreia, tremores, perda da coordenação motora, convulsões e etc. Seus níveis podem estar baixos em gestantes, usuários de diuréticos e digitálicos, pacientes em dieta de restrição calórica, alcoólatras, praticantes de atividades físicas extenuantes e outros.

Magnésio

O magnésio protege o sistema cardiovascular, sendo coadjuvante fundamental no tratamento da hipertensão arterial, da angina e das arritmias. Pode ser usado ainda no tratamento da síndrome pré-menstrual associado a vitamina B6 e também junto a esta vitamina para prevenir cálculos de oxalato de cálcio nos rins. Por proteger o sistema nervoso central, ele é recomendado para uso em convulsões, depressão e doenças neuromusculares. Seus usos clínicos são variados e sempre muito produtivos.

As fontes mais importantes de magnésio são as carnes, frutos do mar, laticínios, legumes, vegetais verdes e água (a água proveniente de terras vulcânicas é a mais rica em magnésio – mas este, infelizmente, não é o caso da água em nosso país: portanto, precisamos repor de outra forma as deficiências deste mineral em nosso organismo). A alimentação saudável, rica em vegetais variados, é uma excelente fonte do íon magnésio.

Fonte: Tratado de Medicina Ortomolecular e Bioquímica Médica (Efraim Olszewer) e Magnésio – O que ele pode fazer por você? (Arnoldo Velloso da Costa)

Leave a comment