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Disbiose intestinal

maio 12, 2014   //   by Dra. Letícia   //   Nutrição Funcional  //  1 Comment

A dieta adequada visa suprir a proporção de macro e micronutrientes necessários de acordo com cada indivíduo e seu meio ambiente: o equilíbrio entre a qualidade e a quantidade de nutrientes ingeridos é fundamental para a sua boa utilização.

A nutrição funcional tem como objetivo principal avaliar a interação do organismo
com o alimento e o processo de nutrição.

Para tanto, deve-se considerar a integridade fisiológica e funcional do trato gastrointestinal. Um intestino em bom funcionamento serve como um canal entre os nutrientes e a circulação sanguínea e também atua como uma barreira contra exo e endotoxinas. A integridade da parede intestinal pode ser influenciada pelas bactérias do próprio intestino e pela saúde da sua mucosa – e ambos são influenciados pela alimentação.

A disbiose é um desequilíbrio da microbiota intestinal, que produz prejuízos ao corpo como um todo. Nestes casos, a flora bacteriana nociva, inflamatória, cresce mais, deixando o intestino permeável às toxinas. A melhora da qualidade das funções do intestino é imprescindível em casos de disbiose e, para tanto, podemos utilizar alimentos ricos em substâncias probióticas e prébioticas.

Iogurte

Os probióticos são alimentos ou suplementos à base de micro-organismos vivos,  que promovem melhora da flora intestinal conferindo saúde ao indivíduo. São exemplos deste tipo de alimento, entre outros, os iogurtes, os leites fermentados e o kefir.

Os prebióticos são componentes alimentares ou fibras não digeríveis que melhoram o intestino por alimentarem as suas bactérias benéficas. Eles devem ser de origem vegetal e não ser degradados por enzimas digestivas. Os principais prebióticos são os amidos resistentes (FOS, inulina, oligofrutose), um tipo de amido que não pode ser digerido e por isso alimenta a nossa flora intestinal.

Manter a ordem em vez de corrigir a desordem é o princípio básico da sabedoria. Curar a doença depois que ela aparece é como cavar um poço quando se tem sede ou forjar armas com a guerra iniciada.

Nei Jing, século II a.C.

1 Comment

  • Estou fazendo uso desta dieta ,recomendada pela Letícia,e estou sentindo os efeitos benéficos .Super recomendo!

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