• Instagram
  • RSS

Benefícios da curcumina

nov 21, 2014   //   by Dra. Letícia   //   Outras  //  1 Comment

Considerado o sexto melhor alimento do mundo, a curcumina – uma raiz da família do gengibre – é a substância encontrada no pó amarelo-alaranjado extraído do açafrão, planta que também é conhecida como falso açafrão, açafrão da terra, cúrcuma longa e tumeric.

Curcumina

O açafrão é usado pelos indianos na alimentação e na medicina Ayurvédica, que há milênios utiliza-se de plantas e alimentos para cura de doenças; desta forma, há muito a curcumina vem revelando seus benefícios, sendo que hoje em dia suas ações mais estudadas se referem aos seus poderes antioxidantes, anti-inflamatórios e antimicrobianos.

A curcumina age prevenindo e tratando artrites e artroses, dores musculares, alzheimer, infecções e inflamações, câncer e melhorando a cicatrização de feridas, dentre outros benefícios. Um recente estudo demonstrou ainda que a curcumina diminui o processo de degeneração cerebral provocado pelo flúor em excesso.

Seu poder antioxidante se deve ao fato de agir contra a peroxidação lipídica e a consequente formação de radicais livres e ainda melhorando a síntese de antioxidantes naturais como as enzimas catalase e superoxido dismutase; sua resposta anti-inflamatória se deve ao poder de inibir a COX-2 e a lipoxigenase (substâncias que agem na cadeia inflamatória) e também de diminuir a produção de citocinas inflamatórias como TNF-alfa, NFkappa-beta, interleucinas e outras.

A curcumina é considerada hoje um dos mais potentes anti-inflamatórios encontrados na natureza.

Por ser um composto metabolizado e excretado rapidamente por nosso organismo, ela pode e deve ser associada a outros compostos que aumentam a sua biodisponibilidade como a piperina (ativo da pimenta do reino) e o azeite de oliva. A curcumina pode ser utilizada em pó nos alimentos ou em cápsulas como suplemento: seja qual for a maneira escolhida para usá-la, ela trará inúmeros benefícios à saúde.

Comece já a introduzir esta poderosa aliada no seu dia-a-dia e seu corpo agradecerá.

1 Comment

  • Concordo com o estudo e aplicação deste potente anti-inflamatório, inclusive já ouvimos palestras a respeito da Curcumina, e desde então passamos a utiliza-la amplamente em nossa dieta, inclusive para ajudar na manutenção da patologia da nossa filhinha. Abraços!

Leave a comment