Antienvelhecimento e nutrição funcional
Nutrição é um processo biológico em que os organismos animais e vegetais, utilizando-se de alimentos, assimilam nutrientes para a realização de suas funções vitais. Em relação à saúde, a nutrição é o estudo das relações entre os alimentos ingeridos e as doenças ou bem estar do homem. O princípio da boa nutrição depende de uma dieta regular e equilibrada e de uma variedade de nutrientes para o bom funcionamento do organismo.
O envelhecimento é um processo natural e em geral é caracterizado pela diminuição da capacidade funcional de nossos órgãos e sistemas, o que provoca a queda das respostas aos desafios que devem ser enfrentados pelo nosso corpo. Esta perda de capacidade é lenta e progressiva, mas os maus hábitos de vida (sedentarismo, má alimentação, tabagismo, alcoolismo, obesidade, etc) e as doenças crônicas aceleram o processo de envelhecimento e degeneração.
A prática da nutrição funcional e antienvelhecimento visa retardar o curso da degeneração do organismo através da alimentação correta, orientada para cada necessidade que se apresente ao longo da vida, bem como da prática de atividades físicas, do gerenciamento do stress, da modulação hormonal e o que mais for necessário para o funcionamento otimizado do organismo de cada pessoa.
Hoje já sabemos que grande parte das doenças que são atribuídas ao envelhecimento são evitáveis através da prática preventiva. Então utilizemos o ensinamento de Hipócrates:
Que seu alimento seja seu remédio.