• Instagram
  • RSS

Afinal, vitamina D é importante para quê?

nov 7, 2014   //   by Dra. Letícia   //   Nutrição Funcional  //  No Comments

Recentemente a vitamina D vem ganhando grande destaque na mídia em função das suas múltiplas ações no organismo. Mas ela é mesmo uma vitamina?

Vitamina D é o nome que se dá a um grupo de substâncias lipossolúveis (solúveis em gordura) formado pela vitamina D2 (ou ergocalciferol) e pela vitamina D3 (ou colecalcitriol), vitaminas que são na realidade pré ou pró-hormônios. A forma ativa desta vitamina/hormônio no organismo chama-se calcitriol e é  provavelmente o hormônio esteroide mais potente no nosso organismo.

Para obter este potente hormônio regulador, precisamos expor nossa pele ao sol ou suplementá-la. A luz solar atinge uma molécula de pré-colesterol na nossa pele (isso mesmo: a vitamina D é produzida a partir do colesterol na pele), portanto precisamos de sol e colesterol para haver níveis suficientes desta vitamina. A partir daí o fígado converte a molécula em calcidiol, que é a forma de armazenamento da vitamina D no sangue e na gordura do nosso corpo, para que seja usada quando houver necessidade. Os tecidos de todo nosso corpo convertem o calcidiol em calcitriol, a forma ativa, sempre que necessário.

vitaminad

A função mais conhecida da vitamina D diz respeito ao metabolismo do cálcio, ajudando na mineralização óssea – mas como sabidamente temos receptores para ela em praticamente todas as células do corpo, suas ações vão muito além das questões ligadas ao tecido ósseo: os músculos precisam de vitamina D para terem sua máxima performance, além do cérebro, mamas, próstata, fígado, sistema imune e tantos outros que possuem receptores para esta vitamina/hormônio. São milhares de genes controlados direta ou indiretamente pela vitamina D.

Inúmeros trabalhos mostram como a deficiência desta vitamina/hormônio pode estar ligada aos riscos de fratura, osteoporose, câncer, diabetes, tuberculose, hipertensão arterial, depressão, esquizofrenia, esclerose múltipla e uma série de outras patologias. A importância da vitamina D é inegável e precisamos estar atentos à sua deficiência, bastante comum nos dias de hoje.

Fique atento aos sintomas de doenças como as citadas acima, converse com seu médico, dose sua vitamina D no sangue e, se for necessário, suplemente. Sua saúde agradece.

Leave a comment